Início » Reportagens Especiais » Como utilizar fontes de texto (Tipo e Vida)

Como utilizar fontes de texto (Tipo e Vida)

arquitetura

 

O Tipo é o material básico de qualquer página impressa. Ele costuma ser irresistivelmente apelativo e, às vezes, absolutamente imperativo para a diagramação de uma página que contenha mais de uma fonte. Mas como saber quais fontes combinam entre si?

Na Vida, quando há mais de um em qualquer coisa, é estabelecida uma relação dinâmica. No Tipo, costuma haver mais de um elemento por página. Mesmo um documento com um simples texto colorido tem títulos, subtítulos ou, no mínimo, suas páginas numeradas. Nesta situação dinâmica da página (ou da Vida), é estabelecida uma relação que pode ser concordante, conflitante ou contrastante.

Uma relação concordante ocorre quando usamos somente uma família de fontes, sem muitas variações de estilo, tamanho, peso, etc. É fácil manter a harmonia da página e esta disposição tende a conferir ao material uma estética calma ou formal (e, às vezes, chata).

Uma relação conflitante ocorre quando combinamos fontes similares em estilo, tamanho, peso, etc. As similaridades são incomodas porque as atrações visuais não são as mesmas (concordantes), mas também não são diferentes (contrastantes), portanto, criam conflito.

Uma relação contrastante ocorre quando combinamos fontes separadas e elementos nitidamente diferentes entre si. Os designs visualmente interessantes que costumam atrair sua atenção têm, em geral, bastante contraste e os contrastes são enfatizados.

A maioria das pessoas tende a se perder quando o assunto é combinar mais de uma fonte em uma única página. É preciso sentir se uma fonte deve ficar maior ou se um elemento deve ficar mais evidenciado. Mas, quando você consegue reconhecer e dar nomes aos contrastes, tem o controle sobre eles. Assim, poderá chegar à base do problema e descobrir soluções mais interessantes.

Nos próximos posts vamos abordar mais sobre o assunto. Utilize essas dicas para criar seu Cartão de Vista, Papel Carta, Bloco de Anotações e muito mais!

Fonte: Livro Design para quem não é designer – 8ª edição – Autor Robin Williams

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: