Início » Reportagens Especiais » Sua ideia vale a pena? 4 perguntas para aquele projeto sair da gaveta em 2014

Sua ideia vale a pena? 4 perguntas para aquele projeto sair da gaveta em 2014

Por Priscilla de Sá*

Faz tempo que Rita pensa em montar um negócio para aumentar a renda, dizer adeus ao chefe e deixar sua marca no universo.

Ela inclusive já tem uma ideia que considera brilhante e, com o fim do ano chegando e o desejo de mudança aumentando, precisa saber se apostar nesse sonho é o melhor caminho.

Rita não é exceção. De acordo com um estudo do Sebrae, o índice de empreendedorismo feminino por oportunidade subiu de 39% para 65%, na última década.

Isso significa que estão surgindo menos empresárias por necessidade  – devido a uma demissão, por exemplo – e que esses empreendimentos são fruto de planejamento.

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para reduzir riscos, mas antes de começar, empreendedoras potenciais como Rita devem submeter sua ideia a quatro perguntas

  1. Sua ideia tem ao menos um diferencial? Quanto mais competitiva, mais chance de vingar. Dê um jeito de tornar seu produto ou serviço mais rápido, barato ou atraente que o da concorrência, pois o mercado pode estar insensível a mais do mesmo.
  2. Sua ideia atende a necessidade de um grupo considerável de pessoas?  Uma empresa não se sustenta com ideias, mas com soluções que tragam alívio a pessoas dispostas a pagar por isso. Vale lembrar que a percepção de necessidade  você mesma pode despertar. Há pouco mais de 20 anos, não podíamos falar da praia com o escritório se não estivéssemos perto de um telefone público, e isso não era um drama, era?   
  3. Sua ideia é viral? Sua solução deve ser facilmente divulgável e ganhar a atenção da mídia. Fofoca do bem é um aditivo poderoso para o sucesso de qualquer empreendimento. Curtiu?
  4. Sua ideia pode fazer a diferença no mundo?  Cada vez mais ciente do seu poder de arruinar uma marca, o consumidor escolhe com rigor onde empregar seu dinheiro. Ao invés de ser convencido a comprar, ele prefere se engajar em uma causa. Sua ideia tem de prover, também, um senso de pertencimento e conexão.

Mesmo que o seu sonho não tenha passado pelo crivo das quatro perguntas, ele ainda pode se tornar uma ideia genial.

Não desista de transformar a sua vida e a vida das pessoas que você ama, pois nada pode ser mais frustrante que encontrar por aí a materialização de uma ideia que você teve anos atrás.

Pare de esperar por mais dinheiro, tempo ou conjunção astral favorável e dê o primeiro passo agora. Talvez, você só precise turbinar a criatividade, repensar a estratégia, conversar com a pessoa que sempre dá uma luz e acreditar em você.

 

priscilla-de-sc3a1-copy_1*Priscilla de Sá é psicóloga, autora de programas de coaching e palestras para mulheres.  Conheça mais sobre o trabalho dela em:https://www.facebook.com/priscilladesapalestrante

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: