Início » Reportagens Especiais » Gestão da Diversidade

Gestão da Diversidade

Por Patrícia Dalpra*

A inspiração deste artigo veio como consequência de uma semana intensa de diálogos no trabalho de identificação do DNA, tanto no aspecto pessoal, como para a gestão da imagem corporativa que realizei recentemente em uma empresa.

Seja na criação do processo de gestão da imagem pessoal, ou empresarial, meu ponto de partida é sempre o diálogo com os proprietários da empresa para entender o DNA e identificar Genius Loci da empresa.

Esta semana comecei a estudar o DNA de uma empresa familiar com dois sócios. Após o primeiro diálogo com eles, a minha percepção era que estávamos falando de duas empresas COMPLETAMENTE distintas. Dois sócios com idades, interesses, estilo de vida, valores, visões e objetivos pessoais diferentes.

Os pontos em comum eram: o entendimento do potencial da empresa e os objetivos de crescimento. Através do estudo do DNA, podemos identificar o Genius Loci que será fundamental na criação de estratégias inovadores e originais. Todas as empresas devem expressar seu próprio Genius Loci. Isto é, um “caráter” e uma “personalidade” enraizados em um contexto reconhecível.

Fiquei bastante intrigada com os resultados obtidos.  Para tentar esclarecer melhor a história, marquei outro diálogo com o funcionário mais antigo da casa. Este diálogo ainda não aconteceu, mas após transcrever todos os diálogos, identifiquei que o que parecia ser o maior empecilho deste trabalho tornou-se também o maior talento – o verdadeiro Genius Loci da empresa. A diversidade permeia todo o processo da companhia. Vai desde o produto até o formato do escritório que foge completamente dos padrões convencionais.

A diversidade não pode ser vista como um problema, mas sim como um talento que, se bem trabalhado, fará toda a diferença.

Genius loci: refere-se a um conjunto de características que caracterizam um lugar, uma cidade, uma empresa. Indica o talento local.

*Patrícia Dalpra é designer com especialização Imagem Comunicação e Personal Branding Formação em  pesquisas etnográficas inovadoras para identificação do DNA empresarial e pessoal, bem como monitoramento dos hábitos de comportamento e consumo pelo Future concept Lab de Milão e em Coaching . Proprietária da PD Gestão de Imagem e Carreira atua como Branding Strategist. Em sua carteira de clientes podemos citar  profissionais liberais, executivos, empresários, atletas e empresas, entre elas Amil, Braskem, Embelleze, Banco do Brasil, Jornal do Brasil, BarraShopping, Rio Design Shopping, Braskem,  Odebrecht, Shopping Rio Design, SENAI CETIQT.

Site: http://www.pdimagemecarreira.com/

E-mail: pdalpra@patriciadalpra.com.br

Fanpage: PD Gestão de Imagem e Carreira

Twitter: @patriciadalpra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: